sábado, 28 de junho de 2008

Para Diversificar --- Conheça o PIBB


O PIBB é um fundo de investimentos com cara de ação. Ele pode ser comprado na Bovespa, por meio de uma corretora, e tem os rendimentos baseados na valorização dos papéis das principais empresas brasileiras.

O PIBB inova ao ser um fundo totalmente passivo, ou seja, o gestor do fundo não tenta maximizar o retorno da sua carteira, ele apenas tenta igualar o desempenho médio do próprio mercado. Em última análise, pode-se dizer que o gestor do fundo é o próprio mercado, representado pelo IBrX-50.

O Fundo proporciona aos seus quotistas uma maneira de alcançar um investimento relativamente diversificado no mercado de ações brasileiro, visto que seu índice de referência, o IBrX-50, é composto por ações de diversas companhias abertas brasileiras que estão envolvidas em diferentes setores da economia.

O IBrX-50 é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis em negociação. Esse índice difere-se do IBOVESPA por dar mais peso às ações com maior valor de mercado e não apenas à quantidade de negócios feitos com a ação. No IBrX, empresas com maior valor de mercado são melhores representadas do que no IBOVESPA. Por exemplo, a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce respondem por 39,5% da carteira teórica do IBrX50, enquanto no IBOVESPA representam apenas 27,5%.

Os PIBBs foram aprovados para listagem e negociação na Bovespa e podem ser adquiridos e vendidos da mesma forma que qualquer ação listada para negociação na Bovespa. O código dos PIBBs é PIBB11.

Desde seu lançamento, em 15/07/2004, o PIBB11 já acumula alta de 254% (até 27/06), superando de forma significativa o IBOVESPA do período, 186,55%.
Por ser uma canteira de investimentos bastante diversificada e por ter como base as principais empresas brasileiras, ela apresenta riscos mais reduzidos em comparação com investimentos focados em uma só empresa ou setor.

O PIBB11 é a aplicação ideal para que o investidor individual consiga uma ótima diversificação dos seus investimentos em bolsa de valores.

Para comprar o PIBB11, o investidor precisa ser cliente de uma corretora e adquirir suas cotas da mesma maneira como faria com uma ação.

Oscilação % últimos 12 Meses (até 27/06):
PIBB11 +26,36
Ibovespa +18,79

Para acompanhar as cotações do PIBB11 acesse o portal InfoMoney. No campo "ativo" escreva o código PIBB11, clique em "Busca rápida" e selecione "Cotações".


As recomendações divulgadas pelo site XiNvest refletem única e exclusivamente as opiniões pessoais de seu autor e administrador, as quais foram elaboradas de forma independente e autônoma.
As estratégias de investimentos, informações e análises constantes deste artigo têm como único propósito fomentar o debate de idéias entre o autor/administrador do site e as pessoas a quem este documento se destina. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste artigo podem não ser adequados a todos os investidores. Este artigo não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. O site XiNvest e seu autor/administrador se eximem de qualquer responsabilidade por eventuais perdas, diretas ou indiretas, oriundas da utilização deste artigo e de seu conteúdo.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP