segunda-feira, 19 de maio de 2008

Quando comprar ações ?

Resolvi começar pelo “Quando Entrar” antes do “Como Entrar”. Primeiro porque o “quando entrar” é muito mais interessante. Segundo porque o “como entrar” não passa de um tutorial para pessoas que nunca compraram ações anteriormente e que vão começar agora. É um passo a passo que você vai repetir sempre que for operar.

Vou demonstrar os métodos que eu utilizo para entrar e sair do mercado.

Mas antes, é preciso que você saiba que existem diversos estudos que podem auxiliá-lo na tomada de decisão. Eu li vários livros sobre análise técnica e análise fundamentalista, fiz alguns cursos e com algum tempo e experiência cheguei a um método que funciona muito bem para mim. Você deve estudar este método que vou apresentar e ajustar ele para seu perfil. Algumas pessoas aceitam correr um pouco mais de risco, outras não.


Vamos lá. Acesse www.wintrade.com.br. clique no menu "Análise", clique na aba "Gráficos". Você já deve estar visualizando o gráfico do Ibovespa. Se por acaso o gráfico não aparecer você precisa instalar o plugin Java. (É gratuito, http://www.java.com/pt_BR/, clique em download e instale o plugin. Depois feche seu browser, e abra-o novamente). Depois de entrar novamente no site da WinTrade você deve visualizar uma tela como essa:

Clique na imagem para ver no tamanho original.

Na parte de baixo do gráfico clique no campo “ativo”, que deve estar preenchido com a palavra IBOV. Substitua por um código de uma ação, PETR4, por exemplo. Clique OK. Você agora deverá ver este gráfico:


Você agora abriu o gráfico de cotações da PETROBRAS PN (PETR4). Na parte de cima do gráfico, que tem o fundo branco, você visualiza as cotações. É o preço da ação em um determinado momento. A linha azul é uma média das cotações de 5 dias, a linha vermelha de 34 dias e a verde de 144 dias. Mas isso não é importante agora.

O importante é que você pode mover o cursor em cima do gráfico e visualizar rapidamente as cotações e os valores de abertura e fechamento de cada dia. Estas informações aparecem na parte de baixo no retângulo cinza:


Ult = Fechamento (última cotação)

Abe = Abertura

Max = Cotação Máxima

Min = Cotação Mínima


Já a data aparece na parte de cima do gráfico.


Um pouco mais embaixo está um gráfico com barras verdes na vertical. É o gráfico do volume negociado.

Abaixo do gráfico de volume está o gráfico do Estudo de IFR. Vamos falar dele depois.

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o gráfico vamos inserir um outro estudo. Clique em “Configuração”, depois “MACD”. Na janela que se abriu marque a caixa “Exibe MACD” e depois dê OK. Agora seu gráfico está assim:



O MACD utiliza médias móveis exponenciais e é muito popular entre os analistas gráficos. Vamos usar o gráfico de MACD para identificar os pontos de compra e de venda. Assim aplica-se a regra de cruzamento de médias. Comprar quando a linha MACD (azul) cruzar de baixo para cima a linha de SINAL (vermelha) e vender quando a linha MACD (azul) cruzar de cima para baixo a linha de SINAL (vermelha).


Acompanhe no exemplo:


A leitura do gráfico é a seguinte: Onde está escrito 2008 é o começo do mês de janeiro. É para comprar no final de janeiro, indicado pela primeira seta azul. É para vender no final de fevereiro, como indica a seta vermelha. No final de março um outro ponto de compra, indicado pela segunda seta azul. No final de abril as ações apresentam uma ligeira desvalorização, o que faz com que as linhas azul e vermelha quase se cruzem. Você só deve vender se a linha azul cruzar a vermelha para baixo.

Muito Importante: Repare no gráfico MACD. Existe uma linha vermelha pontilhada bem no meio, é a linha zero. Os melhores pontos de compra acontecem quando o cruzamento das linhas se dá abaixo da linha pontilhada (linha zero). De forma inversa acontece com a venda, o melhor ponto de venda acontece quando o cruzamento se dá acima da linha zero.

É simples, mas funciona de verdade. Se você não está acreditando acompanhe o mercado utilizando este estudo e faça uma simulação. Quando o MACD apontar compra anote o valor da cotação e quando ele apontar venda anote o valor novamente. Compare os preços e faça as contas.

Ponto Fraco do MACD
Alguns investidores mais experientes que já utilizaram o MACD vão dizer que este estudo só funciona quando o mercado tem uma tendência definida. Tendência definida é quando o movimento do preço segue uma tendência constante de alta ou de baixa.

Já quando o mercado não apresenta uma tendência definida diz-se que o mercado “está de lado”. Isso porque as ações são negociadas dentro de uma faixa restrita de preços. Não se preocupe se você não consegue enxergar agora, mais adiante vou demonstrar no gráfico o mercado de alta, de baixa e de lado.

Realmente o MACD não deve ser usado quando o mercado “está de lado”. Isso porque ele acaba emitindo sinalizações falsas de reversão de tendência.

A verdade é que quando o mercado está de lado é difícil utilizar qualquer tipo de estudo gráfico.

ATENÇÃO:
O mais importante do estudo de MACD é que ele pode te indicar o momento onde você NÃO DEVE entrar no mercado. Isso mesmo, mais importante que ganhar dinheiro é preservar seu capital. O mais importante é não entrar no momento errado.
O MACD lhe ajuda a NÃO COMPRAR NO TOPO (diz-se que o preço está no topo quando ele chega ao fim de um movimento de alta e a tendência muda transformando-se em um período de quedas).
Por exemplo, no último gráfico, se você comprar no momento em que a seta vermelha indica, ou seja, no momento em que o MACD diz VENDA, você certamente terá prejuízo.

Aprendi sobre MACD em um curso de Análise Técnica de um investidor e consultor chamado Gil Ari Deschatre. Fiz esse curso a uns 4 ou 5 anos atrás e foi crucial para meu sucesso na bolsa. Deschatre é professor da FGV e do Ibmec e escreve mensalmente para o portal InfoMoney.

LEIA A CONTINUAÇÃO DESTE ARTIGO ... "Quando comprar ações? - Parte 2".


Fontes:

  • Apligraf Aplicativos & Gráficos

5 comentários:

R.t.M 13 de junho de 2008 09:06  

Ola´Rafael!!

òtimo blogue cara, vou ficar visitando sempre!

Estou começando no mundo das ações!
Queria alguma dica de livro, oque você recomendaria para a leitura que é indispensável para quem vai começar - já tenho alguma idéia sobre investimentos e já tenho fundo de investimentos, mas queria me capacitar para ações agora!

Ah, e o que é mercado de opções?

Abs!!!!

Anônimo 31 de julho de 2008 22:00  

Opa, muito boas suas dicas. Tinha curiosidades sobre como funcionava o sistema MACD e vc conseguiu me ensinar. Valeu mesmo!!!

Thomé 2 de dezembro de 2008 23:33  

Parabens pelas dicas.
Utilizando o modelo MACD no gráfico da petrobrás (PETR4)observei (no início de agosto/08)que na hora de comprar(linha azul cruzando para cima a linha vermelha) o valor da última cotação é maior do que a última cotação no momento de vender (linha azul cruzando a linha vermelha para baixo). Pergunto:Como agir nesse caso?

Fabrício Chaves 1 de agosto de 2009 19:04  

Pouquicimas pessoas conseguiram publicar instruções tão claras e transparentes como você. Parabéns mesmo!!! Em média, quanto porcento você está conseguindo realizar ao mês?
Ahh, tem instruções DayTrade???

Fabrício Chaves
fabricio@depi.com.br

Fabrício Chaves 1 de agosto de 2009 19:07  

Me desculpem pelo "pouquiCimas" à cima. POUQUÍSSIMAS

E parabéns novamente.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP