Axiomas de Zurique - Parte1
No livro “Os Axiomas de Zurique” um grupo de banqueiros suíços ensinam como ganhar dinheiro em qualquer lugar do mundo. Você vai poder conferir as regras infalíveis que os banqueiros estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. São 12 axiomas principais e 16 secundários que se aplicam a qualquer tipo de investimento. Neles o leitor encontrará a chave para investir com sucesso à moda suíça.
Este artigo consiste em um resumo dos Axiomas e será dividido em duas partes. Existem citações e resumos dos Axiomas de Zurique em diversos sites, no entanto, que fique bem claro que este resumo foi escrito por mim após o término da leitura do livro.
Em minha opinião os axiomas são recomendados para o investidor que opera no curto prazo. Digo isso baseado nos próprios axiomas.
O segundo grande axioma – da ganância – diz: “Realize o lucro sempre cedo demais."
O terceiro grande axioma – da esperança – diz: “Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o."
O décimo segundo axioma – do planejamento – diz: “Fuja de investimentos a longo prazo."
Não teria lógica utilizar esses três axiomas acima, se você investe em ações com objetivos de longo prazo. Só para melhor ilustrar, quem opera à maneira de Warren Buffett, por exemplo, comprando ações pelos fundamentos da empresa e não simplesmente pelo preço da ação, e mantendo-as por vários anos, não pode utilizar alguns dos axiomas.
Mas para quem opera no curto prazo essas regras são realmente valiosas. Apesar de eu não fazer uso delas para operar ações eu as utilizo para criar regras nas minhas operações com opções. Futuramente vou escrever bastante sobre o assunto “Opções”, aguardem.
Agora vamos ao que interessa.
Primeira Parte
O 1º GRANDE AXIOMA: DO RISCO
Preocupação não é doença, mas sinal de saúde.
Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.
1º AXIOMA MENOR
Só aposte o que valer a pena.
2º AXIOMA MENOR
Resista à tentação das diversificações.
REVISÃO 1º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
Façamos uma rápida revisão do 1º Grande Axioma. Especificamente, o que ele aconselha a fazer com o seu dinheiro?
Manda arriscá-lo. Não tenha medo de se machucar um pouco. Geralmente, a taxa de risco em que estará envolvido não chega a ser de arrepiar os cabelos. Ao se decidir a enfrentá-la, estará se dando a única chance realista de pôr-se acima da pobreza.
O preço a pagar por esta chance gloriosa é um estado de preocupação permanente. Esta preocupação, porém, insiste o 1º Grande Axioma, não é a doença que a moderna psicologia acredita ser. É o molho forte e picante da vida. Quando você se habituar com seu gosto, não passará mais sem ele.
O 2º Grande Axioma: DA GANÂNCIA
Realize o lucro sempre cedo demais.
3º AXIOMA MENOR
Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar;
quando chegar lá, caia fora.
REVISÃO 2º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
Vamos, então, repassar o que nos ensina o 2º Grande Axioma.
Diz, “venda cedo demais”. Não espere a alta atingir o pico. Não espere que um período de ganhos prossiga indefinidamente. Não teste demais a sua sorte. Parta do pressuposto de que tais períodos são breves. Quando atingir uma linha de chegada previamente estabelecida, liquide a posição e caia fora. Faça-o ainda que tudo pareça cor-de-rosa, mesmo que continue otimista e que todo mundo em volta esteja dizendo que a alta continuará rugindo sem parar.
A única razão para não o fazer será algum fato novo, cujo surgimento praticamente garanta que você continuará ganhando durante algum tempo.
Exceto em circunstâncias assim inusitadas, habitue-se a vender cedo demais. E, uma vez vendido, não se atormente se a alta continuar sem a sua presença. É muito provável que ela não vá durar muito. Se durar, console-se pensando nas tantas vezes em que, tendo vendido cedo demais, protegeu ganhos que, de outra forma, teriam ido por água abaixo.
O 3º Grande Axioma: DA ESPERANÇA
Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.
4º AXIOMA MENOR
Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida.
Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.
REVISÃO 3º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 3º Grande Axioma diz que não é para ficar parado, estático, quando surgem problemas. Diz para cair fora rápido.
Não reze, não alimente esperanças. Esperanças e orações são ótimas, não há dúvida, mas não fazem parte do instrumental do especulador. Ninguém acha fácil obedecer aos ensinamentos deste Axioma duro e prático, sem sentimentalismos.
Examinamos três obstáculos à sua implementação: medo de arrepender-se, incapacidade de abrir mão de parte de um investimento, e a dificuldade de admitir erros. Você pode ser vítima de um ou mais desses problemas, e talvez em níveis sérios. Mas vai ter de resolvê-los, de algum modo.
Os Axiomas tratam de especulação, não de auto-análise, de forma que nada têm a oferecer sobre como você há de superar tais obstáculos. Isto é um processo íntimo, pessoal, provavelmente, esse como é diferente em cada caso. O 3º Grande Axioma limita-se a dizer que saber perder é essencial para o especulador. É parte da técnica do jogo. O fato de a maioria não conseguir aprender essa técnica é uma das principais razões por que existem tão poucos bons especuladores e jogadores.
O 4º Grande Axioma: DAS PREVISÕES
O comportamento do ser humano não é previsível.
Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.
REVISÃO 4º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 4º Grande Axioma diz para você não montar o seu programa especulativo baseado em previsões, porque dá errado. Esqueça todos os prognósticos. No mundo do dinheiro, um mundo moldado pelo comportamento humano, ninguém tem a mais remota idéia do que acontecerá no futuro. Preste bem atenção: ninguém.
Claro, todos nós pensamos no que será que vai acontecer, e nos preocupamos. Mas tentar escapar a essas preocupações apoiando-se em previsões é pobreza na certa. O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que, supostamente, vai acontecer; ele reage ao que realmente acontece.
Trace o seu projeto especulativo baseado em reações rápidas a eventos que você vê acontecendo à sua frente, na hora. Naturalmente, ao escolher um investimento e colocar o seu dinheiro nele, você tem esperança de que o seu futuro será brilhante. Essa esperança, presumivelmente, vem de muito estudar e de muito pensar. O ato de pôr o seu dinheiro na operação é, por si só, uma espécie de previsão. Você está pensando: ‘’Tenho razões para esperar que isto dê certo.’’ Não deixe, contudo, que tal pensamento se congele num pronunciamento oracular: ‘’Vai dar certo, porque as taxas de juros cairão’’. Nunca, jamais, perca de vista a possibilidade de ter apostado no cavalo errado.
Se a especulação der certo, e você se vir a caminho da linha de chegada preestabelecida, tudo bem. Mas se, apesar de todas as promessas de todos os profetas, as coisas começarem a sair erradas, lembre-se do 3º Grande Axioma: abandone o barco.
O 5º Grande Axioma: DOS PADRÕES
Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.
5º AXIOMA MENOR
Cuidado com a armadilha do Historiador.
6º AXIOMA MENOR
Cuidado com a ilusão do Grafista.
7º AXIOMA MENOR
Cuidado com a ilusão de Correlação e a ilusão de Causalidade.
8º AXIOMA MENOR
Cuidado com a Falácia do Jogador.
REVISÃO 5º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
Vejamos, especificamente, como o 5º Grande Axioma, aconselha a operar o seu dinheiro. O Axioma adverte que não veja ordem onde não existe. Não significa que você deva desesperar de jamais encontrar uma aposta vantajosa ou um investimento promissor. Pelo contrário: deve estudar a especulação na qual está interessado - a mesa de pôquer, o mundo da arte, o que for - e, quando topar com algo que tenha boa cara, aposte.
Não se deixe, porém, hipnotizar pela ilusão de ordem. Seus estudos podem ter aumentado as suas probabilidades, mas não deve ser ignorado o imenso papel que o acaso desempenha no seu projeto. É improvável que os seus estudos lhe tenham criado uma situação ‘’certa’’, ou sequer ‘’quase certa’’. Você continua lidando com o caos. Enquanto tiver isto em mente, poderá poupar-se de grandes estragos.
Seu monólogo interior deve ser mais ou menos assim: ‘’Tudo bem, fiz o meu dever de casa o melhor possível. Acredito que estou apostando numa boa, e que vou ganhar. Porém, como não consigo controlar todas as casualidades capazes de afetar o meu dinheiro, sei que são grandes as minhas possibilidades de estar errado.
Portanto, permanecerei atento, pronto a saltar na direção que os fatos indicarem.’’
Esta é a lição do 5º Grande Axioma. À medida que o tempo passa, você vai se tornando um especulador mais esperto.
O 6º Grande Axioma: DA MOBILIDADE
Evite lançar raízes. Tolhem seus movimentos.
9º AXIOMA MENOR
Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudade.
10º AXIOMA MENOR
Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente.
REVISÃO 6º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 6º Grande Axioma manda preservar a mobilidade. Adverte para as muitas coisas que podem arraigá-lo, em detrimento da sua carreira de especulador: sentimentos como lealdade, grilos como o desejo de ficar marcando passo, pronto para pular fora se aparecer algum problema, ou agarrar rapidamente, caso surja alguma oportunidade.
Isto não significa que deve ficar pulando de uma especulação para outra, como bolinha de ping-pong. Seus movimentos devem ser feitos somente depois de cuidadosa avaliação dos prós e contras; nenhum passo deverá ser dado por motivos triviais. Quando uma transação já tiver esgotado totalmente suas possibilidades, ou quando aparecer algo obviamente mais promissor, corte as suas raízes e vá em frente.
Atenção: não permita que as raízes engrossem demais. Ficam difíceis de cortar.
Continua no próximo artigo ...
0 comentários:
Postar um comentário