segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Axiomas de Zurique - Parte2

No livro “Os Axiomas de Zurique” um grupo de banqueiros suíços ensinam como ganhar dinheiro em qualquer lugar do mundo. Você vai poder conferir as regras infalíveis que os banqueiros estabeleceram para diminuir os riscos enquanto aumentavam cada vez mais os lucros. São 12 axiomas principais e 16 secundários que se aplicam a qualquer tipo de investimento. Neles o leitor encontrará a chave para investir com sucesso à moda suíça.

Este artigo consiste em um resumo dos Axiomas e será dividido em duas partes. Existem citações e resumos dos Axiomas de Zurique em diversos sites, no entanto, que fique bem claro que este resumo foi escrito por mim após o término da leitura do livro.


Segunda Parte

O 7º Grande Axioma: DA INTUIÇÃO
Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.

11º AXIOMA MENOR
Jamais confunda palpite com esperança.

REVISÃO 7º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 7º Grande Axioma diz, então, que ambas as atitudes são erradas: ridicularizar categoricamente os palpites, ou confiar neles indiscriminadamente. Embora não seja infalível, a intuição pode ser um útil instrumento especulativo, desde que tratada com cuidado e ceticismo. A intuição não tem nada de mágico, nem do outro mundo. É simplesmente, a manifestação de uma experiência mental absolutamente comum: a de se saber alguma coisa sem se saber como se sabe.

Se você tiver um palpite muito forte a lhe recomendar uma determinada jogada com seu dinheiro, o 7º Grande Axioma insiste em que tal palpite seja submetido ao teste. Só confie nele se puder explicá-lo, isto é, se for capaz de identificar, na sua mente, um banco de dados do qual pode supor, com razoável certeza, que o referido palpite se originou. Não tendo o banco de dados, descarte o palpite.

O 11º Axioma Menor, por sua vez, adverte que palpites podem, facilmente, ser confundidos com esperança. Tenha cuidados especiais com lampejos de intuição que parecem prometer conclusões que você deseja muito.

O 8º Grande Axioma DA RELIGIÃO E DO OCULTISMO
É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.

12º AXIOMA MENOR
Se astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos.

13º AXIOMA MENOR
Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la, desde que ela conheça o seu lugar.

REVISÃO 8º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
Vamos dar uma revisada no 8º Grande Axioma. O que tem a dizer sobre dinheiro, religião e ocultismo? Basicamente, diz que dinheiro e o sobrenatural fazem uma mistura perigosa, que pode explodir na sua mão.

Mantenha os dois mundos bem separados. Não há a menor prova de que Deus se interesse pelo seu saldo bancário; tampouco existem indícios de que alguma crença ou prática ocultista tenha produzido, de forma coerente, bons resultados financeiros para os seus devotos. O máximo que já aconteceu foi alguém, ocasional e isoladamente, acertar uma vez na mosca. Isto costuma chamar muita atenção, mas só prova que golpes de sorte acontecem.

Esperar ajuda de Deus, do oculto ou de poderes mentais é não apenas inútil, é perigoso. Pode acabar por leva-lo a um estado de graça, sem preocupações, o que, conforme já vimos, é um péssimo estado para um especulador. Zelando pelo seu dinheiro, parta do princípio de que está absolutamente só. Apoie-se exclusivamente nos seus próprios talentos.

O 9º Grande Axioma DO OTIMISMO E DO PESSIMISMO
Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas.

REVISÃO 9º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 9º Grande Axioma adverte que o otimismo pode ser inimigo do especulador. Dá uma sensação boa e, por isso mesmo, é perigoso. Costuma toldar completamente o raciocínio. Pode levá-lo a caminhos sem saída. E, ainda que haja saída, o otimismo é capaz de persuadi-lo a não utilizá-la.
O Axioma diz que não se deve entrar em nenhuma jogada apenas com otimismo. Antes de pôr o seu dinheiro num negócio, pergunte-se como se safará se der errado. Tendo isto muito bem resolvido, já tem em mãos algo mais que o mero otimismo. Tem confiança.

O 10º Grande Axioma: DO CONSENSO
Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.

14º AXIOMA MENOR
Jamais embarque nas especulações da moda. Com freqüência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer.

REVISÃO 10º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 10º Grande Axioma ensina que a maioria, embora não sempre nem automaticamente errada, o mais das vezes está errada. Não se vai, automaticamente, a favor nem contra uma maioria. Principalmente a favor. Cada caso é um caso, e você tem de pensar pela própria cabeça antes de envolver o seu dinheiro em riscos.

A maior e mais freqüente pressão em cima de você será a dos que querem obrigá-lo a ir com o rebanho. Essas especulações tipo maria-vai-com-as-outras, adverte o Axioma, podem custar caro. É da natureza delas que você compre na alta e venda na baixa. A mais poderosa linha de resistência a essas pressões é a nítida consciência da sua existência, e do seu insidioso poder.

O 11º Grande Axioma: DA TEIMOSIA
Se não deu certo da primeira vez, esqueça.

15º AXIOMA MENOR
Jamais tente salvar um mau investimento fazendo ‘’preço médio’’.

REVISÃO 11º Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
Uma rápida revisão do 11º Grande Axioma. O que aconselha a fazer com o seu dinheiro? Diz que perseverança pode ser uma boa idéia para aranhas e reis, mas para especuladores não é lá essas coisas. Certamente, você pode perseverar nos seus esforços para aprender, melhorar e ficar mais rico. Não caia, porém, na armadilha de perseverar numa tentativa de arrancar um ganho de uma única especulação.

Não saia caçando um investimento por teimosia. Rejeite qualquer sensação que um determinado investimento lhe ‘’deve’’ alguma coisa. E não engula a idéia, tentadora porém falaciosa, de que é possível melhorar uma situação ruim fazendo preço médio.
Dê importância à liberdade de escolher investimentos apenas pelos méritos deles. Não abra mão dessa liberdade a troco de ficar obcecado com uma transação que não deu certo.

O 12º Grande Axioma: DO PLANEJAMENTO
Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja.

16º AXIOMA MENOR
Fuja de investimentos a longo prazo.

REVISÃO 12º (e último) Grande Axioma (Estratégia Especulativa)
O 12º (e último) Grande Axioma adverte para a futilidade e os perigos de se planejar para um futuro que não se pode enxergar. Não deite raízes em planos ou investimentos a longo prazo. Em vez disso, reaja aos fatos à medida que eles se apresentam, no momento. Ponha o seu dinheiro em negócios, também à medida que se apresentam, e tire-os dos riscos assim que tais riscos apareçam.

Valorize a liberdade de movimentos que lhe permitirá agir assim. Jamais assine qualquer papel que comprometa essa liberdade.
O 12º Grande Axioma diz que só existe um plano financeiro a longo prazo de que você precisa: o plano de ficar rico. Não dá para saber nem para planejar o como. Tudo que você tem de saber é que irá conseguir, de um jeito ou de outro.

Bibliografia: Os Axiomas de Zurique - Gunther, Max - Editora Record

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP