sábado, 24 de maio de 2008

Quando comprar ações ? (Parte 2)

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO: 14 de Janeiro de 2010

Devido à quantidade de pessoas que acessam este artigo resolvi escrever algumas considerações atuais. À medida que o tempo passa você vai aprendendo novas coisas e depois de fazer muitos trades você vai aumentando sua bagagem e ganhando um pouco mais de experiência.

Quando eu começei a operar com ações eu queria bater o mercado de qualquer maneira. Eu queria encontrar a fórmula genial para ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Comecei a utilizar análises gráficas para tentar enxergar a tendência do mercado e lucrar com trades curtos com ações. Já fiz muito daytrade, já operei muito no curto prazo. Resumindo, o que eu queria é o que muitos infelizmente ainda buscam, comprar no fundo e vender no topo.

O problema é que no começo meus trades começaram a dar certo e eu ganhei dinheiro, eu digo problema porque eu acabei achando que tinha encontrado a fórmula para ganhar dinheiro na bolsa, mas quebrei a cara muitas vezes. Mas me digam quem investiu na bolsa entre 2003 e 2007 e não ganhou dinheiro? Poucos, a maioria ganhou.

Hoje em dia não utilizo mais o MACD para operar, compro ações da Petrobras todo o mês como se estivesse aplicando na poupança, não importa pra mim quanto a ação vale agora, só me importa quanto ela vai valer daqui a 10 ou 15 anos. Recebo os dividendos ou qualquer outra bonificação e compro mais ações. Isso é muito importante, re-invista os dividendos, não gaste o dinheiro. Utilizo operações com opções, como a trava de baixa e venda coberta, para com o lucro obtido, comprar mais ações.

Também invisto em dois fundos, o Geração Programado FIA da corretora Geração Futuro e o Sparta Cíclico da Sparta.

Hoje em dia acredito ser perda de tempo e de dinheiro ficar tentando acertar tendência e fazendo vários trades por dia, isso só enriquece a sua corretora. Hoje opero só um dia por mês e estou muito melhor agora. Não tenho mais o desejo de obter lucros astronômicos em pouco tempo, meu objetivo é ganhar 30% ao ano e isso é o bastante para se tornar rico.


Vamos começar mostrando um momento de indefinição do mercado. Aqui fica difícil analisar a tendência, é o que chamamos de mercado "de lado".

Clique na imagem com o botão direito do mouse e
selecione "abrir em nova aba ou janela" para ver no tamanho original.

Repare na parte de cima do gráfico (fundo branco), onde são mostradas as cotações. Os preços ficam oscilando dentro das duas linhas pretas. De novembro de 2007 a março de 2008 ficou difícil identificar para onde o mercado iria. Os preços variaram entre 34,00 e 43,00.

Em um momento de indefinição como este o estudo de MACD começa a indicar sinais falsos de compra e venda. Mas é possível tirar proveito e lucrar numa situação como essa. Vejamos o estudo de MACD de perto:


Recomendo que você abra a imagem acima em outra janela para visualizá-la melhor. Relembrando o que o estudo MACD manda fazer. Manda comprar quando a linha azul cruza a vermelha para cima e manda vender quando a linha azul cruza a vermelha para baixo.

NÃO ESQUEÇA:
Repare no gráfico MACD. Existe uma linha vermelha pontilhada bem no meio, é a linha zero. Os melhores pontos de compra acontecem quando o cruzamento das linhas se dá abaixo da linha pontilhada (linha zero). De forma inversa acontece com a venda, o melhor ponto de venda acontece quando o cruzamento se dá acima da linha zero.

Quando o mercado "está de lado" é preciso ter em mente a tendência de longo prazo. Qual é a tendência dos últimos cinco anos? É de alta. (Leia o post "Porque investir em ações") Qual a tendência dos últimos dois anos? É de alta. Então você pode fazer duas coisas:

Primeiro você pode se manter comprado e ignorar alguns sinais de venda e só vender quando você achar que o sinal de venda é muito forte.

Tome cuidado com os sinais falsos. Você deve ter paciência para confirmar o ponto de compra ou venda. Por exemplo, o ponto de venda 1, representado pela seta vermelha 1, deve ser ignorado porque ele não se confirma. Então eu vendo somente no ponto de venda 2 (seta vermelha 2).

Depois eu compro no ponto de compra 2 (seta azul 2), no começo de dezembro. Mas aí acontece um outro problema. O estudo de MACD indica compra com muito atraso, se você olhar o momento em que a linha azul cruza a vermelha para cima e olhar os preços, vai ver que já estamos no meio do movimento de alta e não no começo como deveria. Se você comprar atrasado e logo depois o estudo MACD indicar uma venda, é pra vender sim, mesmo que você tenha acabado de comprar, não se deixe dominar por sentimentos como esperança, indicou venda, então é pra vender.

Esse é o problema do MACD quando o mercado está de lado, mas quando você começar a utilizar este estudo, vai ver que os sinais corretos lhe permitirão ter um excelente retorno, que compensará os momentos em que ele apresentar sinais falsos.
Já os pontos de venda 3 e 4 (seta vermelha 3 e 4), e os pontos de compra 3 e 4 (seta azul 3 e 4) são excelentes pontos, não tendo problemas para entrar e sair do mercado e obter ótimos lucros.

A segunda opção seria você comprar e vender sempre que o estudo indicar qualquer sinal de compra ou venda, não interessando se o sinal é falso ou não. Eu não gosto muito desta maneira de operar, primeiro porque você vai gastar mais com corretagem e o objetivo não é enriquecer a sua corretora e sim que você enriqueça. Dependendo da situação, em que eu estou em dúvida, prefiro ficar de fora só olhando a ficar como um louco comprando e vendendo. Você não precisa nem deve agarrar todas as oportunidades da bolsa. A todo o momento surgem novas oportunidades.



Considerações Importantes
Até pouco tempo atrás era difícil encontrar livros nacionais que falassem sobre análise gráfica e análise técnica, mas isso vem mudando nos últimos anos. Mesmo assim eu me decepciono com a quantidade de livros e sites que falam sobre esse assunto, em que o autor não diz qual indicador ele utiliza para ganhar dinheiro.

Eu realmente não consigo entender. Imagina se eu chego aqui e explico passo a passo como utilizar 20 estudos gráficos diferentes e não falo qual eu utilizo? Você certamente ficará perdido, assim como eu já fiquei um dia.

Por isso nosso objetivo aqui no XiNvest é falar sobre o que realmente importa e de maneira simples.


"Se cálculo ou álgebra fossem pré-requisitos para um grande investidor, eu teria que voltar a entregar jornais." - Warren Buffett


Fontes:
  • Apligraf Aplicativos & Gráficos

21 comentários:

jefbeck 1 de junho de 2008 às 16:37  

Muito legal sua expliacação, sou iniciante e estou pensando em iniciar aplicação em ações...gostei desse tipo de análise, realmente é bem simples.

Eden 9 de junho de 2008 às 09:10  

Tb estou iniciando meu estudo sobre ações e ainda não havia encontrado um texto tão interessante. Vou indicá-lo a meus amigos. Grande Abraço.

Banditt 24 de junho de 2008 às 22:21  

Fico muito feliz que vocês tenham achado o texto ao mesmo tempo simples e interessante. Espero que tenham muito sucesso utilizando este indicador. Qualquer dúvida estou à disposição. Abraços.

Arena de Debates 27 de julho de 2008 às 13:44  

Caro Banditt, boa tarde!

Estava fazendo a análise técnica da Gerdau (GGBR4) e percebi que o melhor ponto de compra aconte acima da linha pontilhada do zero (bem acima). O ideal seria comprar apenas quando o ponto de compra sinalizasse quando estivesse abaixo do zero?

Banditt 28 de julho de 2008 às 12:58  

Caro Syer, o último ponto de compra para esta ação (GGBR4) aconteceu no mês de abril, e realmente o ponto se deu acima da linha zero. Isto acontece e não se deve ignorar. Imagina se você não compra e perde todo o período de alta que aconteceu em abril e maio?
Historicamente os melhores pontos de compra se dão abaixo da linha zero, porém não se deve ignorar os outros pontos de compra.
Além de estudar a ação, veja o que o MACD aponta para o Ibovespa no mesmo período.

Bons Negócios!

Anônimo 1 de setembro de 2008 às 03:07  

Parábens pelo Blog! é a minha segunda visita e já assinei os feeds! Espero que continue assim com textos claros, curtos e objetivos.

Unknown 16 de setembro de 2008 às 17:55  

Olá parabéns pela atitude de nos ajudar a esclarecer estas questões..

tenho uma dúvida com relação a compra no gráfico de mercado ao lado, pois a melhor hora de comprar é quando a linha azul esta abaixo da zero, e no gráfico está acima na maioria das vezes poderia me esclarecer como agir nestes casos? valeu!!

Unknown 16 de setembro de 2008 às 17:58  

vc já respondeu minha dúvida ao syer, me desculpe pela distração..valeu!!

Banditt 16 de setembro de 2008 às 21:44  

Sem problemas Wagner. Qualquer dúvida pode me contactar por e-mail também.

Grande abraço!

Unknown 20 de setembro de 2008 às 12:11  

Parabens pela iniciativa em enriquecer o estudo das aplicaçoes em portugues.
Muito didatico o material, claro e objetivo.
É uma base para quem esta pensando em começar
obrigado

Marcus P. G. Aguilar 25 de setembro de 2008 às 17:22  

Muito interessante a tua explicação sobre compras e vendas...
Estou pesquisando, tentando entender um pouco sobre este mundo, para poder começar a entrar nele.
Sempre foi dificil encontrar textos objetivos com relação ao assunto, sempre me interessei mutio.
Obrigado por ajudar !
Abraços

Unknown 31 de outubro de 2008 às 21:02  

vc conhece alguma corretora confiavel na internet para se fazer um cadastro e comprar ações?

Unknown 31 de outubro de 2008 às 21:04  

vc conhece alguma corretora confiavel na internet para comprar ações?

Tranquilito 8 de dezembro de 2008 às 20:48  

Caro amigo, antes de mais nada que cumprimentá-lo por seu brilhante trabalho e quero saber se uma analise do MACD pode ser utilizado num day trade, com eficacia.

Anônimo 16 de fevereiro de 2009 às 22:50  

Ola Parabens , enfim algo com dicas simples e funcionais, a tecnica de MACD baseada no grafico da Wintrade é muito boa vou estudar mais um pouco e testar,,,mas só pra não ficar dependendo de uma ferramenta só ,vc conhece outros sites com esses apllets em java que gerem essas análises MACD ? Free é claro :).Se vc puder citar eu agradeço.

Anônimo 31 de maio de 2009 às 04:19  

de inicio eu pensei ja tem tantos elogios nao vai prescisar do meu,mais eu ficava perdido a cada tutorial q consiguia na net e lendo blogs;mas oque aconteceu aqui foi fantastico,e eu nao posso de deixar de comentar que essa foi uma das melhores esplicaçao,muito eficáis;parabens e continue sempre assim pois é um abençoad por Deus!!!
parabens!!!
que Deus te abençoe a vc e toda a sua familia sempre!!!

Anônimo 31 de maio de 2009 às 04:21  

de inicio eu pensei ja tem tantos elogios nao vai prescisar do meu,mais eu ficava perdido a cada tutorial q consiguia na net e lendo blogs;mas oque aconteceu aqui foi fantastico,e eu nao posso de deixar de comentar que essa foi uma das melhores esplicaçao,muito eficáis;parabens e continue sempre assim pois é um abençoad por Deus!!!
parabens!!!
que Deus te abençoe a vc e toda a sua familia sempre!!!
ass:MOISES/DETO

Banditt 10 de julho de 2009 às 09:47  

Moises/Deto

Nossa, obrigado!

Que bom que pude ajudar em alguma coisa.

Sucesso!

Unknown 12 de janeiro de 2010 às 11:35  

Caro amigo,
Sou um iniciante, vendi meu carro e quero aplicar em açoes, sou por natureza conservador, o que voce recomendaria..
obrigado.

Banditt 13 de janeiro de 2010 às 09:30  

Saul, se você não for precisar do dinheiro para comprar outro carro, ou para outra finalidade qualquer no longo prazo (5 a 10 anos), investe nas blue chips, Petrobras, Vale e etc.

Dá uma olha da no fundo da corretora Geração Futuro, o site é www.gerafuturo.com.br e o nome do fundo é Programado FIA. É um fundo bastante conservador e que consegue excelentes resultados.

Abraço.

Anônimo 5 de março de 2010 às 10:43  

OBRIGADO AMIGO POR SUAS EXPLICAÇÕES , ESTOU COMEÇAMDO A INVESTIR AGORA , NÃO ESTOU NEM ENGATINHANDO AINDA , MUITO MENOS ANDANDO, JA CHEGUEI A FAZER UM CURSO DE 20 HORAS DE ANALISE GRAFICA E ACREDITE, NÃO TIVE UMA EXOLICAÇÃO EM MOMENTO ALGUM DO CURSO QUE SE COMPARE A SUA . ESTA SUA É ÓTIMA , DESDE JA O MEU (O NOSO ) MUITO OBRIGADO

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP