terça-feira, 27 de maio de 2008

MACD - Rastreador de Tendência

Moving Average Convergence Divergence - MACD

Este post se concentra na parte teórica do indicador MACD. Para saber como utilizar este estudo na prática leia o post "Quando comprar ações?" e "Quando comprar ações? - Parte 2".

Este estudo utiliza duas médias móveis exponenciais de períodos diferentes para a aplicação da regra do cruzamento entre elas.

Quando as duas médias se movimentam de forma convergente, elas tendem a se cruzar, gerando os sinais de compra ou venda. Neste movimento de convergência, a diferença de valor entre as duas médias vai se reduzindo até que, no cruzamento, a diferença é zero.

Gerald Appel inventou este indicador que é o resultado da diferença de duas médias móveis exponenciais. Ele a nomeou Moving Average Convergence Divergence (MACD) que significa a convergência e divergência de médias exponenciais.

Após diversos experimentos com períodos diferentes, Appel concluiu que a combinação das médias de 12 e 26 períodos apresentou o melhor resultado.

A curva MACD indica compra, quando passa de negativo para positivo (significa que a média de 12 períodos cruza a média de 26 períodos, de baixo para cima), e venda, quando passa de positivo para negativo (a média de 12 períodos cruza a média de 26 períodos, de cima para baixo).

Sabemos que o cruzamento de médias muitas vezes não indica uma verdadeira reversão de tendência; o MACD pode então estar gerando "falsos" sinais. Para minimizar esse problema, Appel aplicou uma média móvel (originalmente de nove períodos) sobre o próprio MACD, gerando a linha de SINAL.

Agora que temos duas médias (MACD e SINAL), podemos aplicar a regra de cruzamento de médias. Comprar quando a linha MACD cruzar de baixo para cima a linha de SINAL e vender quando a linha MACD cruzar de cima para baixo a linha de SINAL.

O MACD é classificado como um indicador rastreador de tendência, em oposição a outra classe de indicadores, que denominamos osciladores. Os osciladores são indicadores que devem ser utilizados quando o mercado "está de lado", ou seja, não apresenta uma tendência definida.

Um dos osciladores mais utilizado é o IFR (Índice de Força Relativa) ou em inglês, RSI (Relative Strenght Index). Falaremos mais sobre o IFR em breve.

Bibliografia:
MATSURA, EDUARDO. Comprar ou vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica. Ed. Saraiva, 2007.




Créditos:

  • Apligraf Aplicativos & Gráficos

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP