sexta-feira, 16 de maio de 2008

Petrobras - descoberta de novos campos petrolíferos


Eu não precisava nem falar sobre as possíveis descobertas de novas reservas potenciais para exploração de petróleo já que volta e meia as especulações sobre o assunto ganham espaço nos meios de comunicação e causam euforia nas bolsas de valores em todo o mundo, principalmente aqui na nossa. Mas vamos lá.

Só por curiosidade, se não fossem mais encontradas novas reservas para exploração de petróleo no mundo nós teríamos petróleo para mais 40 anos, portanto não se preocupe, o petróleo não vai acabar amanhã.

A Petrobras foi a primeira empresa petrolífera do mundo a explorar a camada pré-sal, uma camada que fica sob cerca de 2.000 metros de sal marinho depositado no leito oceânico.

Campo petrolífero de Tupi

A Petrobras já identificou pelo menos dez reservas potenciais para explorar petróleo sob a crosta de sal, contendo reservas prováveis de 12 bilhões de barris de óleo equivalente ("boe" - medida que inclui óleo e gás). No bloco BM-S-11, onde estão os poços gigantes Tupi e Tupi Sul, outros dois reservatórios já foram encontrados, e batizados de Iara e Iracema. A empresa portuguesa Petrogal tem participação de 10% em Tupi. Além de Tupi, Tupi Sul, Iara e Iracema, a Petrobras e seus parceiros encontraram petróleo no poço Carioca (BM-S-9). As três últimas descobertas ainda não foram alçadas à categoria de campos petrolíferos, são chamados de prospectos, isto é, áreas onde há boas indicações da existência de reservas.

No dia 14 de abril de 2008, a Agência Nacional de Petróleo divulgou que a Petrobras poderia ter descoberto o terceiro maior campo de petróleo do mundo. O megacampo estaria localizado no poço conhecido como Carioca, ou BM-S-9. A notícia, no entanto, ainda teria que ser confirmada. Antes mesmo da confirmação, as ações da empresa, que operavam em queda na Bolsa de Valores de São Paulo, chegaram a subir 6%.

Campo petrolífero Carioca

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, o bloco BM-S-9, conhecido como "Carioca", seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, com reservas em torno de 33 bilhões de boe (barris de óleo equivalente).

Lima ressalta que as informações são preliminares, oriundas de fontes da Petrobras. O BM-S-9 é operado pelo consórcio Petrobras, que tem 45% do campo, a British Gas, com 30%, e Repsol, com 25%.

Ele declarou que: Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos e seria também o terceiro maior campo do mundo na atualidade.

Exploração de petróleo em águas profundas

A Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. O seu projeto Roncador recebeu, em março de 2001, o "Distinguished Achievement Award - OTC'2001”, tornando-se uma referência tecnológica para o mundo do petróleo e confirmando a liderança da Petrobras em águas profundas.

Em 2007 a Petrobras mantém o recorde mundial de profundidade em perfuração no mar, com um poço em lâmina d'água de 2.777 metros. A Petrobras exporta tecnologia de exploração em águas profundas para vários países.


0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP